Público Alvo: 5ªsérie /6ºano
Tempo previsto : 04 aulas
Estratégias: leitura e compreensão do texto Avestruz; comparação de informações de outro texto.
Localização de informações
Preencha a ficha técnica com base nas informações do texto:
Ficha Técnica
Nome científico
|
|
Peso
|
|
Altura
|
|
|
|
Produção de inferências locais e globais
- Você sabe por que os animais tem nomes científicos?
- Na sua opinião por que o garoto desistiu de ter o avestruz e se interessou em gaivota e urubus?
Recuperação do contexto de produção
- O texto que você leu é uma crônica?Onde é encontrado esse tipo de texto e quem é seu leitor?
Percepção das relações de intertextualidade e interdiscursividade
- Comparar a letra da música de com o texto procurando as características do avestruz em ambos os textos:
Dé Di Paula & Zé Henrique
Tava cansado de viver lá na roça
De andar só de carroça, resolvi então mudar
Vendi meu sítio, vendi vaca e galinha
E peguei tudo que eu tinha na cidade fui morar
O meu dinheiro tava num banco guardado
Veio um cara engomado disse vou te dar uma luz
Mais que depressa peguei o meu capital
Fiz um negocio legal comprei tudo em avestruz
O paladar desse bicho é aguçado
Ta no seu papo guardado o dinheiro que eu pus
Avestruz hoje eu to enrolado
Avestruz que bichinho esfomeado
Avestruz come terra e come gado
Avestruz realmente to quebrado
Pra me ajudar a tocar este negocio
Arrumei foi muito sócio veja só no que foi dar
Diarista a vassoura hoje vive a reclamar
Tinha um amigo que dizia ser esperto
Teve prejuízo certo hoje ta desesperado
Foi a motoca, foi a égua e a poupança
Realmente foi lambança, só deu cheque carimbado
Até o vovô que guardava um dinheirinho
Comprou quatro filhotinhos lá se foi seu ordenado
Avestruz hoje eu to enrolado
Avestruz que bichinho esfomeado
Avestruz come terra e come gado
Avestruz realmente to quebrado
Neste negócio de comprar este bichinho
Fiquei falando sozinho e agora o que fazer
Comeu o carro, foi também a camioneta
Só não foi a bicicleta pois não consegui vender
Era feliz e vivia controlado
Com a família do lado não devia pra ninguém
Na quebradeira que esse bicho me deixou
Minha mulher me abandonou e meus amigos tamém
To apertado igual um pinto no ovo
Este bicho é um estorvo, nem me fale nesse trem
Avestruz hoje eu to enrolado
Avestruz que bichinho esfomeado
Avestruz come terra e come gado
Avestruz realmente to quebrado
Avestruz, comeu até minha aposentadoria!!!
Percepção de outras linguagens: estéticas, afetivas e valores éticos
- O desejo do garoto em pedir um avestruz é normal?
- O que dá o tom de humor ao texto?
Sugestão de outra SA, do texto colaboração da Profª DANIELE MARIA DA CRUZ
1 – Em algum
momento da sua vida, você já viu um avestruz?
2 – Procure
na internet ou em outras fontes, o nome científico e a expectativa de vida do
avestruz.
3 – Aponte
duas características que comprovem que este texto pertence ao gênero textual
crônica.
4 – Pesquise
uma música, texto ou vídeo que trate do mesmo tema do texto Avestruz, de Mário
Prata, e aponte as semelhanças entre eles.
5 – Faça uma
síntese do texto de no máximo 10 linhas.
6 – Retire
do texto as palavras que você não conhece e com o auxílio do dicionário,
encontre os significados.
7 – Na sua
opinião, um avestruz causaria muito transtorno em um apartamento. Por quê?
Nenhum comentário:
Postar um comentário