Situação de aprendizagem - Texto "Avestruz"



Público Alvo: 5ªsérie /6ºano
Tempo previsto : 04 aulas
Estratégias: leitura e compreensão do texto Avestruz; comparação de informações de outro texto.
Localização de informações
Preencha a ficha técnica com base nas informações do texto:


Ficha Técnica

Nome científico


Peso


Altura


Expectativa de vida





Produção de inferências locais e globais

  • Você sabe por que os animais tem nomes científicos?
  • Na sua opinião por que o garoto desistiu de ter o avestruz e se interessou em gaivota e urubus?

Recuperação do contexto de produção

  • O texto que você leu é uma crônica?Onde é encontrado esse tipo de texto e quem é seu leitor?

Percepção das relações de intertextualidade e interdiscursividade

  • Comparar a letra da música de  com o texto procurando as características do avestruz em ambos os textos:

 Avestruz
Dé Di Paula & Zé Henrique

Tava cansado de viver lá na roça

De andar só de carroça, resolvi então mudar

Vendi meu sítio, vendi vaca e galinha
E peguei tudo que eu tinha na cidade fui morar
O meu dinheiro tava num banco guardado
Veio um cara engomado disse vou te dar uma luz
Mais que depressa peguei o meu capital
Fiz um negocio legal comprei tudo em avestruz
O paladar desse bicho é aguçado
Ta no seu papo guardado o dinheiro que eu pus
Avestruz hoje eu to enrolado
Avestruz que bichinho esfomeado
Avestruz come terra e come gado
Avestruz realmente to quebrado



Pra me ajudar a tocar este negocio

Arrumei foi muito sócio veja só no que foi dar
Cabeleireira empenhou sua tesoura
Diarista a vassoura hoje vive a reclamar
Tinha um amigo que dizia ser esperto
Teve prejuízo certo hoje ta desesperado
Foi a motoca, foi a égua e a poupança
Realmente foi lambança, só deu cheque carimbado
Até o vovô que guardava um dinheirinho
Comprou quatro filhotinhos lá se foi seu ordenado



Avestruz hoje eu to enrolado

Avestruz que bichinho esfomeado
Avestruz come terra e come gado
Avestruz realmente to quebrado



Neste negócio de comprar este bichinho

Fiquei falando sozinho e agora o que fazer
Comeu o carro, foi também a camioneta
Só não foi a bicicleta pois não consegui vender
Era feliz e vivia controlado
Com a família do lado não devia pra ninguém
Na quebradeira que esse bicho me deixou
Minha mulher me abandonou e meus amigos tamém
To apertado igual um pinto no ovo
Este bicho é um estorvo, nem me fale nesse trem



Avestruz hoje eu to enrolado

Avestruz que bichinho esfomeado
Avestruz come terra e come gado
Avestruz realmente to quebrado



Avestruz, comeu até minha aposentadoria!!!

Percepção de outras linguagens: estéticas, afetivas e valores éticos

  • O desejo do garoto em pedir um avestruz é normal?
  • O que dá o tom de humor ao texto?
Sugestão de outra SA, do texto colaboração da Profª DANIELE MARIA DA CRUZ



1 – Em algum momento da sua vida, você já viu um avestruz?

2 – Procure na internet ou em outras fontes, o nome científico e a expectativa de vida do avestruz.

3 – Aponte duas características que comprovem que este texto pertence ao gênero textual crônica.

4 – Pesquise uma música, texto ou vídeo que trate do mesmo tema do texto Avestruz, de Mário Prata, e aponte as semelhanças entre eles.

5 – Faça uma síntese do texto de no máximo 10 linhas.

6 – Retire do texto as palavras que você não conhece e com o auxílio do dicionário, encontre os significados.

7 – Na sua opinião, um avestruz causaria muito transtorno em um apartamento. Por quê?




Nenhum comentário:

Postar um comentário